Type here to search
Search
Planejamento & Métodos para fazer melhores podcast

Como escolher o nome ideal para o meu podcast?

article featured image

This post is also available in: English

 

Batizar um podcast não é uma tarefa fácil. No estágio de planejamento, esta é uma das decisões mais importante que você terá de tomar. Obter o equilíbrio entre clareza, seriedade e senso de humor pode até tirar algumas horas do seu sono na tentativa de fazer a escolha correta. Contudo, uma vez que a escolha for feita, relaxe, afinal, isso é apenas um nome, e o mais importante sempre será o conteúdo.

Então, vamos fazer valer cada minuto da sua insônia ou brainstorm pessoal, começando por algumas perguntas. O que faz com que um nome de podcast seja considerado bom? Quais fatores você deve levar em consideração? Quais são alguns dos erros mais comuns cometidos por podcasters quando se trata de nomear seus programas?

É exatamente isso que veremos neste guia que irá te ajudar a dar o nome ideal para o seu podcast.

E lembre-se, se você ainda estiver no processo de planejamento, aqui estão alguns recursos que podem te ajudar:

podcasting skeletons
O que seria isso? Mais um podcast inativo usando o seu nome ideal de podcast…

Primeiro passo: verifique se o nome já existe (e se existir?)

Talvez você já tenha um nome ou uma vaga ideia de nome em mente. Nesse caso, certifique-se de que não há nenhum outro programa utilizando o mesmo nome.

Uma pesquisa rápida no seu aplicativo de podcast permitirá descobrir essa informação. Você também pode ir mais a fundo, e fazer uma pesquisa no Google por <nome escolhido> + “Podcast”.

Atenção, pois as hospedagens e os agregadores de podcast não impedem nomes repetidos, mas convenhamos que é melhor evitar adotar um nome exatamente igual ou muito parecido com um podcast existente, né?

Talvez você encontre um programa que utiliza o mesmo nome pelo qual você se apaixonou e perceber que eles pararam de lançar episódios em 2007.

Por mais que isso seja muito frustrante, recomendamos que, ainda sim, evite usar aquele nome. Isso pode gerar confusão na cabeça dos ouvintes e até criar a percepção de que o seu podcast não foi criativo o bastante.

Caso o seu nome ideal de podcast já não esteja em atividade, é possível entrar em contato com o dono do podcast e verificar se não topam ceder esse nome (e alterar o deles) ou quem sabe até tirar o podcast encerrado do ar. Essa não é uma prática usual e pode até ser mal interpretada, mas se você está muito desesperado para usar esse nome, não custa tentar!

Três caminhos a seguir na hora de nomear um podcast

Vamos conhecer três diferentes abordagens que podem ser úteis na hora de escolher o nome do podcast.

1 – Nomes Criativos

Nomes criativos ou “inteligentes” costumam ser construídos em torno de trocadilhos, ou de um termo inusitado, que esteja de acordo com o nicho ou com o tópico do programa.

Muitos desses nomes fazem sentido quando você os examina profundamente ou quando partilha daquela referência ou piada interna. Outros, porém, são muito abstratos e não oferecem nenhuma dica sobre o real conteúdo do programa.

Alguns exemplos de podcast que se enquadram nesta categoria de trocadilho/piada interna são: Filhos da Grávida de Taubaté, Imagina Juntas, Um Milkshake Chamado Wanda e 37 Graus. Todos esses nomes tem uma história por trás, seja ela um meme da internet ou então algum conhecimento específico ligado ao assunto abordado no podcast.

Se você já tem uma audiência, uma reputação de bom criador de conteúdo ou um grande orçamento de marketing, obtar por um nome criativo provavelmente não acarretará em nenhum “prejuízo”. Você irá se sair bem independente de como o seu podcast irá se chamar.

Contudo, se você estiver começando do zero, precisa se perguntar o que seu público-alvo está pesquisando online e se o nome do seu podcast vai aparecer nessas pesquisas.

Se você está neste estágio, a próxima opção é a melhor para você.

2 – Nomes Descritivos

Este tipo de nome pode ser descrito como algo que apresenta exatamente o que está proposto no nome.

Você pode até achar que esta é uma opção “sem graça”, mas desde que o seu conteúdo não seja, ninguém irá ligar.

Nomes de podcast descritivos são imediatamente identificáveis ​​pelo seu público-alvo. E eles são mais fáceis de serem encontrados, já que fazem uso de palavras-chave e, por conseguinte, obtêm melhor desempenho nas pesquisas.

No entanto, se você escolheu um nome realmente criativo ou inteligente para o seu programa e está desesperado para usá-lo, você sempre poderá encontrar uma maneira de combiná-lo com um nome descritivo.

Alguns exemplos de podcasts que usam nomes descritivos são: O Assunto, Pop Cult, UOL Investiga e Motorsport.

Atenção – iTunes /Apple Podcasts e nomes “spam”

Tenha cuidado com nomes de podcast excessivamente longos ou com excesso de palavras-chave, já que o Apple Podcasts tem rejeitado essa prática.

Em um passado recente, você até poderia se safar ao adicionar um pequeno subtítulo ao nome de seu podcast, no intuito de demonstrar exatamente sobre o que seu programa trata. Por exemplo;

Nome do podcast | Sobre o que se trata– ou – Nome do podcast, para quem se destina e por quê.

Porém atualmente, utilizar vírgulas e ‘separadores’ no nome do seu podcast, pode fazer com que você seja rejeitado pelo Apple Podcasts quando enviar sua inscrição.

Este é o infeliz resultado da ação de uma minoria de podcasters que enchem o nome de seus podcasts com palavras-chave, na tentativa de se classificar melhor em quase todos os termos de pesquisa existentes.

Por exemplo, no caso hipotético de “Treinando para uma Maratona, com Ana Silva, nutricionista esportiva & coach de corrida”, a autora deveria considar adicionar a informação depois de “Treinando para uma Maratona” no campo dedicado ao autor, por exemplo. Desta forma, ainda é possível ranquear em mecanismos de pesquisa.

Podcast names Hostile Worlds in iTunes

Você pode ver um exemplo disso nesta captura de tela que mostramos aqui, tirada de dentro do aplicativo Apple Podcasts.

Aqui, o nome do nosso podcast é “Hostile Worlds“, já o nome do criador/autor/provedor é “The Podcast Host”. Desta forma, os dois nomes estão inclusos, mas nem todos estão no título do programa em si.

Portanto, para evitar problemas, o melhor a se fazer é ser o mais sucinto possível com o nome do seu podcast. Se você não conseguir ter acesso ao iTunes/Apple Podcasts, terá muitas dificuldades para aumentar qualquer tipo de público. Vale lembrar que o Apple Podcast é um dos principais diretórios de podcast do mundo e, por conta disso, ele acaba por “alimentar” outros aplicativos de escuta para os quais você sequer pensou em enviar o seu conteúdo, e que aumenta exponencialmente o alcance do seu show. Por isso, tenha sempre a distribuição ao Apple Podcast como uma de suas prioridades.

3 – Nome do Podcaster

Os podcasts que utilizam o nome dos seus apresentadores costumam ter uma coisa em comum: o apresentador já tinha uma audiência antes de começar o podcast.

É o caso de exemplos notórios como o The Joe Rogan Experience e podcasts nacionais como Prazer, Renata e Fala, Maju.

Estes nomes não deixam 100% claro qual é o conteúdo do programa. Se você nunca ouviu falar na Maju Trindade, não teria ideia do teor ou estilo do podcast. O mesmo vale para o Joe Rogan.

O podcast que ele apresenta consiste em entrevistas com artistas de renome mundial de todos os setores. Se ninguém o conhecesse, ele provavelmente teria colocado um pouco mais de descrição no seu título.

Devo usar “podcast” no nome?

Não há mal nenhum em colocar a palavra “podcast” no título do seu programa. Mas isso pode soar um pouco redundante.

Quando alguém está pesquisando um diretório de podcast em busca de novo conteúdo, cada resultado obtido será um podcast em particular.

Claro que um nome como “O Podcast do [seu tema]” ainda pode funcionar muito bem. Mas, se o nome utilizado for um pouco mais longo, e você quiser economizar um pouco de espaço, a palavra “podcast” pode ser a primeira a ser retirada.

Talvez você queira mencionar a palavra “podcast” no nome do seu site, para fins de ranquear nas pesquisas no Google. Ainda assim, você pode deixá-la fora do nome do seu podcast e inserir esse detalhe em outras plataformas, como site e redes sociais.

detective searching for content

E o tal “-cast”?

Se você ouve podcasts, deve estar cansado de ver podcasts sendo chamados “alguma coisa – cast”. Alguns exemplos são: Nerdcast, Rapaduracast, Insidercast, History Cast… a lista é longa!

É verdade que o nome “cast” combina com quase qualquer palavra e de cara já explica que aquele conteúdo se trata de um podcast. Usar esse estilo de nome é perfeitamente aceitável e pode dar muito certo, já que transmite a palavra-chave e tende a ser lembrado facilmente.

Por outro lado, tenha em mente que esse estilo está bastante saturado e, como consequência, acaba por não ser muito criativo. A competição também tende a ser grande. Faça um teste rápido: procure por uma palavra qualquer seguida de “cast” no seu agregador favorito, e depois tire as suas próprias conclusões.

Aparecer em mecanismos de busca

Quando um ouvinte procura por um termo ou palavra-chave em um diretório de podcast, ele será apresentado à diversas opções que estarão “classificadas”.

A maioria dos diretórios de podcast não irá pesquisar dentro das suas notas, legendas, etc. Eles estão focados apenas no nome do podcast, nome do autor e nos títulos dos episódios. Portanto, é através destes itens que você precisará trabalhar suas palavras-chave e os termos que irão colaborar com o SEO. Mais uma vez, certifique-se de fazer isso da maneira mais sucinta e livre de spam possível!

E mesmo que nomear o podcast de forma clara e descritiva seja uma prática recomendada, isso não significa que você irá assumir automaticamente as primeiras posições de qualquer resultado de pesquisa.

Haverá outros programas que estarão competindo por estes mesmos termos. E se eles já estão no mercado há mais tempo do que você, provavelmente terão uma classificação mais elevada, já que eles terão um maior número de assinantes e downloads mensais.

Existem alguns tópicos que são ultracompetitivos, já que existem diversos podcasts tratando sobre o assunto. Em certos mercados, como o de língua inglesa, é extremamente difícil ranquear para termos relacionados a dinheiro e negócios. No Brasil, o mercado de podcast ainda não está saturado. Porém, é importante sempre pesquisar a “concorrência.”

No entanto, não se deixe desanimar se o seu tópico for realmente competitivo. Permaneça publicando conteúdo de qualidade consistentemente e continue encorajando os ouvintes a compartilhar e se inscrever no seu programa. Coloque tempo e esforço nas coisas que você realmente pode controlar, em vez de se preocupar em como está o desempenho dos outros podcasts.

A pesquisa também não é a única maneira de você ser encontrado. Na verdade, nós temos um curso sobre como crescer a audiência de um podcast, que está incluído na Podcraft Academy e fornece muitas outras dicas e técnicas que podem ser utilizadas para a melhor divulgação do seu podcast.

Women working together

Testando nomes de podcast

Se você tiver escolhido um punhado de potenciais nomes para o seu podcast, pode ser transparente e pedir a opinião de amigos próximos, colegas ou até dos seus seguidores nas redes sociais.

Esses insights são de grande importância, independente dessas pessoas fazerem parte do seu público-alvo ou não. Elas podem trazer percepções “não-viciadas” sobre o tema, já que não fazem parte daquele universo. Como consequênia, é possível que tragam feedbacks nos quais você ainda não tinha parado para pensar.

Então, qual caminho seguir?

Não existe uma única resposta sobre qual abordagem você deve adotar. Isto vai depender de você, do seu tema e do tipo de podcast que gostaria de fazer.

É possível que você se encontre na situação de “eu não tenho audiência no momento e gostaria de criar uma.” Se esse for o seu caso, escolha um nome tão descritivo quanto possível. Dê a si mesmo a melhor chance possível de ser encontrado.

E lembre-se, o nome do seu podcast não é algo definitivo. Você pode ajustá-lo ou alterá-lo a qualquer momento. Isso não quer dizer que você não deva tentar escolher o melhor nome possível desde o início, mas não fique tão preso a isso a ponto de a indecisão na escolha no nome te impedir de lançar o seu podcast.